Trabalho Teresa
Adevanio Souza Rodrigues
Douglas Matheus Rocha
Leandro Cicero Barbosa Cardoso
Luiz Gustavo Fagundes
Matheus Silveira Gonçalves
TRABALHO CIÊNCIA E TECNOLIGIA DOS MATERIAS
MATERIAIS DOS QUAIS SÃO FABRICADOS OS RALOS DE PISCINAS
MONTES CLAROS – MG
ABRIL-2015
Introdução
Diante do nosso projeto serão avaliados ralos de sucção das piscinas em clubes, dentro do projeto analisamos os materiais utilizados na fabricação dos mesmos, dentre eles escolhemos 3 materiais para analisarmos suas características químicas, físicas e mecânicas.
PVC
É um polímero que possui propriedades físicas e químicas muito distintas comparadas aos de corpos formados por moléculas simples. Por esta característica, são resistentes à ruptura e ao desgaste, possuem alta elasticidade à ação dos agentes atmosféricos. O PVC é composto de duas matérias-primas básicas: etileno e cloro. O cloro aparece com 57% do peso, sendo obtido do sal comum ou de cozinha (NaCl) pelo processo de eletrólise, e o etileno com 43%, vindo do craqueamento do petróleo. Da reação dos dois produtos resulta o dicloroetano, da onde se obtém o gás cloreto de vinil, monômero do PVC. Através da reação de polimerização, as moléculas do cloreto de vinil vão se ligando formando o PVC, um pó quimicamente estável e inerte. Após o processo de polimerização, o PVC pode passar por diversos acabamentos, tais como extrusão, injeção.
As principais vantagens frete aos outros matérias a leveza, facilidade de manuseio e aplicação, resiste a ação de fungos, bactérias entre outros, resiste a maioria dos reagentes químicos que facilita a limpeza, é mais resistente a choques não se deforma, é totalmente impermeável e insolúvel em água, não propaga chamas, muito versátil e ambientalmente correto por ser reciclável, além de tudo tem seu custo reduzido porque sua fabricação tem baixo consumo de energia.
Fluxograma de fabricação do PVC.
Aço Inox
É, basicamente, uma liga que vem da