Trabalho Teoria Geral De Sistemas
Um sistema, ou seja a união de varias partes é formado de componentes de elementos. Um sistema não vive isolado, ele é sempre parte de um todo.
Todas as partes de um sistema estão inter-relacionadas dando suporte para a integridade deste. As interrelações entre as partes do sistema podem ocorrer da maneira ordenada ou desordenada.
Temos por objetivo com essa dissertação nos aprofundar no estudo da teoria dos sistemas sua origem e aplicação, os conceitos, a hierarquia e a relação dos sistemas entre si.
Neste trabalho iremos abordar os seguintes pontos em relação à Teoria Geral dos Sistemas (TGS):
Os sistemas dentro da administração
Os sistemas existem dentro dos sistemas;
Os sistemas são abertos
As funções de um sistema dependem de sua estrutura.
Com base na pesquisa realizada verificamos que esta teoria surgiu com os trabalhos do biólogo Ludwig Von Bertalanffy, publicados entre 1950 e 1968, com o objetivo de produzir teorias para criar condições de ser aplicada na pratica.
A teoria de sistemas penetrou tão rapidamente na teoria administrativa por duas razões.
A necessidade de integração maior das teorias que precederam.
A tecnologia da informação trouxe imensas possibilidades de desenvolvimento e operacionalização de idéias que convergiram para uma teoria de sistemas aplicada à administração.
Quanto a sua constituição:
Físicos ou concretos: quando compostos de equipamento, de maquinaria e de objetos e coisas reais (equipamento, objetos, hardware);
Abstratos ou conceituais: quando compostos por conceitos, planos, hipóteses e idéias que muitas vezes só existem no pensamento das pessoas (conceitos, planos, idéias, software).
Na realidade, há uma complementaridade entre sistemas físicos e abstratos: os sistemas físicos precisam de um sistema abstrato para funcionar, e os sistemas abstratos