TRABALHO Teoria Geral Administra o final
TEORIAS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO
RIO DE JANEIRO
SETEMBRO/2012
TEORIAS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO
ISABELE PIRES
DAIANA RODRIGUES
DÉBORAH DE SOUZA BRAGA
DIANA DA MOTA OLIVEIRA
JULIA LEE
TAÍS CORREA
Trabalho apresentado como requisito para avaliação parcial na Disciplina Teoria Geral de Administração do curso Administração do Centro Universitário Augusto Motta - Unisuam
ORIENTADOR: Prof. M.sc. DAVI AZEREDO GONÇALVES
FACULDADE UNISUAM
RIO DE JANEIRO-RJ
2012/2
A tarefa da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos de maneira mais a adequada à situação. (CHIAVENATO, 1997, p.12)
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias da escola clássica da administração, segundo visão de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.
Com base nas pesquisas realizadas, a saber: Teoria da Administração Científica, Teoria Clássica e Teoria da Burocracia abordaremos as questões fundamentais no estudo da administração.
A questão proposta é a de que se faça uma descrição das teorias referidas acima, e que serão estudadas no desenvolvimento deste trabalho. A outra questão surge da constatação de que ainda existem empresas que aplicam conceitos antigos por falta de conhecimento e porque não dizer, por falta de uma política empresarial de gestão do conhecimento.
De acordo com essas teorias, para compreender os processos administrativos e exemplificar alguns casos.
1 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
1.1 Contexto Histórico
Esta teoria surgiu no início do século passado, da necessidade de