Trabalho Teoria Do DO Mudado
- Introdução
A Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO) surgiu a partir da década 1960, decorrente das ideias de vários autores, a respeito do ser humano, da organização, do ambiente em que estes crescem e se desenvolvem e ao dilema das organizações de alcançar, ao mesmo tempo, a produtividade organizacional e satisfação das necessidades dos indivíduos.
O conceito de Desenvolvimento Organizacional está intimamente ligado aos conceitos de mudança e de capacidade adaptativa à mesma.
- Origem
A origem de desenvolvimento organizacional tem quatro fontes:
Desenvolvimento de grupo de treinamento que ao longo do tempo se desenvolveu para o que hoje se conhece como formação de equipes multidisciplinares.
Desenvolvimento de pesquisa de entrevista e feedback, idealizado por Rensis Likert. Consistia em pesquisar pessoas na organização com intuito de conhecer fatores relacionados ao trabalho e enviar resultados ao gerentes, para trabalhar eficazmente.
Enfoque na produtividade e qualidade de vida no trabalho, idealizada por Eric Trist que integra interesses na satisfação no trabalho com aspectos técnicos que aumentam a produtividade.
A Conclusão feita por Kurt Lewin e Willian White de que a pesquisa de ação poderia ajudar os colaboradores a se tornarem mais eficazes.
- Idealizadores
Richard Beckard (1918/1999), um cientista comportamental Norte-Americano foi o criador da expressão Desenvolvimento Organizacional e o primeiro a estruturar as ideias.
Outros idealizadores:
• Robert Rogers Blake e Jane Mouton – Análise de Produção e Pessoas.
• Edgar H. Schein – Estudo da Psicologia e Liderança.
• Warren G. Bennis – Analisou a Administração das Organizações no futuro.
Podemos citar também: Kurt Lewin, Willian White, Rensis Likert, Eric Trist, Paul Lawrence, Stuart Atkins, entre outros.
- Mudanças