trabalho teoria contabil
De acordo com a doutrina oficial brasileira organizada pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade) a Contabilidade é uma ciência social que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e suas variações, tanto no aspecto quantitativo quanto qualitativo, registrando os fatos de natureza econômico-financeiro que os afetam e estudando suas conseqüências na dinâmica financeira.
Para que sua finalidade seja atingida se utiliza as seguintes técnicas:
Escrituração Contábil
A Escrituração Contábil é um método utilizado para registrar os Fatos Administrativos, bem como os Atos Administrativos relevantes de uma Entidade que alteram o Patrimônio ou possam vir a alterá-lo. São realizados em livros próprios, sendo os principais e obrigatórios o Diário e Razão.
Segundo o artigo 1.1179 do Código Civil Brasileiro (Lei n° 10.406/2002) todas as empresas estão obrigadas a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, entretanto, o empresário rural e o pequeno empresário estão isentos dessa escrituração contábil.
A vantagem desse método está no fato que o mesmo permite um maior controle financeiro e econômico do Patrimônio.
O método de escrituração mais utilizado para registrar os Fatos e Atos Administrativos é o Método das Partidas Dobradas, que consiste em: “Não há devedor sem que haja credor e não há credor sem que haja devedor, sendo que a cada débito corresponde um crédito de igual valor”. Frade Francisco Luca Pacioli.
Quando colocado em prática realizamos o lançamento que é o mesmo pelo qual se processa a Escrituração
Demonstrações Financeiras (ou Demonstrações Contábeis)
As demonstrações Financeiras são relatórios elaborados com base nos livros, registros e documentos que compõem o sistema contábil de qualquer tipo de entidade. Segundo art. 176 da lei nº 6.404/76 as principais demonstrações são: o balanço patrimonial, a demonstração de resultado do exercício, a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, a