Trabalho Tecnologia Dos Materiais
Eletromecânica
Ferro Fundido
Nome: Vinícius Bechener da Silva
Turma: 11T1
Disciplina: Tecnologia dos Materiais
Professor: André
Data: 03/07/2014
Processo de Obtenção
O ferro, na categoria de ferro-gusa (ferro fundido), é obtido a partir de seus minérios: hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4), limonita (2Fe2O3.3H2O) e siderita (FeCO3). O princípio básico da formação do ferro se dá a partir da interação de seus minérios com o monóxido de carbono (CO) produzido pela combustão do carvão.
O processo de transformação desses minérios em ferro consiste na colocação de minério de ferro, carvão e calcário no alto-forno. Tanto o minério quanto o coque são introduzidos no alto-forno pela parte superior. Então, a combustão do carvão produz energia térmica necessária para a produção do monóxido de carbono. Este, por sua vez, reage com o minério.
A hematita, assim como outros minérios de ferro, apresenta impurezas: areia e alumínio. Então, no alto-forno também é adicionado calcário, com o único propósito de eliminar essas impurezas.
O calcário, devido ao calor do alto-forno, decompõe-se em óxido de cálcio e gás carbônico. Então, o óxido reage com as impurezas, formando a escória.
Mesmo com todo o cuidado em eliminar as impurezas na forma de escória, ainda assim o ferro-gusa apresenta traços de alguns contaminantes: de 1,5 a 4,5% de carbono, de 0,7 a 3,0% de silício e de 0,1 a 0,3% de fósforo. Essa composição torna o ferro extremamente quebradiço.
Para eliminar essas impurezas, o ferro-gusa passa por outro processo (purificação), que acaba deixando praticamente 0,2% de carbono, um material de baixa dureza, o que o torna impróprio para confecção de diversos materiais, principalmente ferramentas industriais. Neste processo de purificação, é obtido o aço.
Os principais tipos de ferro fundido são: ferro fundido cinza, ferro fundido branco, ferro fundido nodular e ferro fundido maleável.
Classificação e Características
Ferro fundido