Trabalho Tec Mat Compositos
Um compósito é um material multifásico que é feito artificialmente, em contraste com um material que ocorre ou que se forma naturalmente. As fases constituintes devem ser quimicamente diferentes e estar separadas por uma interface distinta.
Muitos materiais compósitos são constituídos por apenas duas fases, uma é denominada matriz, a qual é continua e envolve a outra fase, chamada como frequência de fase dispersa. As propriedades dos compósitos são função das propriedades das fases constituintes, de suas quantidades relativas e da geometria da fase dispersa. Nesse contexto, subtende-se por “geometria da fase dispersa” a forma, o tamanho, a distribuição e a orientação dessas partículas, essas características são apresentadas na figura 1.1.
Um esquema simples para mostrar a classificação dos materiais compósitos esta mostrado na figura 1.2 abaixo, que evidencia as três principais divisões: os compósitos reforçados com partículas, os compósitos reforçados com fibras e os compósitos estruturais.
Figura 1.1 (a) concentração, (b) tamanho, (c) forma, (d) distribuição e
(e) orientação
Figura 1.2
1 Compósitos Reforçados com Partículas
Como foi observado na figura 1.1, os compósitos com partículas grandes e os compósitos reforçados por dispersão são as duas subclassificações dos compósitos reforçados com partículas. A distância entre eles e baseada no mecanismo de reforço ou de aumento da resistência. O termo “grande” é usado para indicar que as interações partícula-matriz não podem ser tratadas em nível atômico ou molecular, em vez disso, a mecânica do continuo deve ser empregada. Para a maioria desses compósitos, a fase particulada é a mais dura e a mais rígida do que a matriz. Essas partículas de reforço tendem a restringir o movimento da fase matriz na vizinhança de cada partícula. Essencialmente, a matriz transfere parte da tensão aplicada às partículas, as quais suportam uma fração da carga. O grau de reforço ou de melhoria do comportamento mecânico