Trabalho tcc
Introdução
- A pesquisa histórica é essencial para compreendermos a sociedade
- A experiência histórica é uma realidade múltipla e inesgotável
- Weber conseguiu desenvolver a perspectiva histórica (respeito às particularidades de cada sociedade) e a sociológica ( elementos mais gerais de cada fase).
- Estudou a capacidade que teria o materialismo histórico de Marx de encontrar explicações adequadas à história social
- De Friedrich Nietzsche (1844-1900): a vontade de poder expressa valores antagônicos, tornando a realidade social, política e econômica compreensível
- Método compreensivo: um esforço interpretativo do passado e sua repercussão nas características peculiares da sociedade contemporânea. Essa atitude de compreensão é que permite ao cientista atribuir aos fatos esparsos um sentido social e histórico.
- Seu objeto é a ação social: toda conduta humana dotada de sentido, isto é, uma justificativa subjetivamente elaborada. É o homem quem estabelece a conexão entre o motivo da ação, a ação propriamente dita e seus efeitos.
- Orienta sua produção sociológica com base no primado do sujeito
A objetividade do conhecimento
- O cientista é inspirado por seus valores e ideais
- Os valores devem ser incorporados conscientemente à pesquisa (distinção entre julgamentos de valor e saber empírico)
- Propõe a distinção entre ciência e política ( o cientista nunca deve propor –se a estabelecer receitas para a práxis)
- Tipo Ideal: uma construção teórica abstrata a partir dos casos particulares analisados. O cientista, pelo estudo sistemático das diversas manifestações particulares, constrói um modelo acentuando aquilo que lhe pareça característico ou fundante. Nenhum dos exemplos representará de forma perfeita e acabada o tipo ideal, mas manterá com ele uma grande semelhança e afinidade, permitindo comparações e a percepção de semelhanças e diferenças. Constitui-se em um trabalho teórico indutivo que tem por objetivo sintetizar