Trabalho TCC
Edificações
Trabalho Técnicas de construção civil II
- Impermeabilização -
Recife
Abril 2015
Cetro de ensino Grau Técnico
Edificações
Trabalho Técnicas de construção civil II
- Impermeabilização -
Trabalho apresentado a(o) professor(a): Ingrid da disciplina de Técnicas de Construção civil II da turma EDF 32, turno noite do curso de edificações. Equipe deste trabalho: Edvânia, Luciano José, Marcílio Victor, Marconi Mendonça, Marcos Mendonça e Matheus Mendonça.
Introdução
Manta Asfáltica
Regulada pela NBR 9952, As mantas asfálticas fazem parte do sistema de impermeabilização flexível e pré-fabricado e são confeccionadas à base de asfalto modificado com polímeros e estruturantes em poliéster ou polietileno. É indicada para lajes, toaletes, paredes de encostas, reservatórios de água, entre outros.
Segue imagens da manta asfáltica (adesiva e de alumínio):
Validade e armazenamento da manta asfáltica:
60 meses após a data de fabricação, desde que armazenado adequadamente em local coberto, ventilado, seco, fora do alcance de crianças e animais e longe de fonte de calor, nas embalagens originais e fechadas que devem ser acondicionadas na posição vertical. Não armazenar em contato direto com o piso. Utilizar palet ou outro sistema que evite o contato do produto com o solo. Não empilhar os palets.
Aplicação da manta:
Temos duas formas de aplicação da manta asfáltica, seja na superfície horizontal ou vertical.
Preparação da base:
Superfície Vertical: Faça uma escareação (alargamento) de no mínimo 3cm de profundidade e altura de 30cm acima da laje (para embutir toda a manta dentro da parede); Se não for possível a escareação, abra uma cavidade com a profundidade de pelo menos 3cm e ângulo a 45° (para embutir somente a ponta da manta), 30cm acima da laje; Regularize a superfície (horizontal ou vertical) para receber impermeabilização com argamassa de cimento e areia,