trabalho tcc vanessa
Planejamento Urbano e a Questão dos Recursos Hídricos no Brasil
Aluna de graduação do curso de Geografia das Faculdades Integradas - UPIS.
Sob a orientação do Professor
Sebastião Fontenele França
Mestre em Gestão Ambiental pela Universidade de Universidade de Brasília
Professor da UPIS
1. Considerações iniciais
A proposta deste estudo é esclarecer alguns problemas que os Recursos Hídricos vêm sofrendo no Brasil. A origem desses fatos que caracteriza a relação entre o crescimento econômico e populacional e a busca da sustentabilidade ambiental.
Assim, o estudo reúne algumas razões da falta da água, de imprescindível importância a análise do problema, o conceito da água, a lei 9.433 08.01.97, a gestão dos Recursos Hídricos no Brasil, o exemplo de São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. Conhecer a visão de autores sobre os Recursos Hídricos no Brasil.
2. A água no planeta.
De toda a água do planeta 2,5% é doce, os outros 97,5% estão nos oceanos, dois terços são geleiras e polos e um terço são rios, lagos e aquíferos. As águas dos oceanos não servem para o consumo e nem utilizada direta na agricultura ou na indústria, a não ser que passe por um processo de dessalinização. Segundo os dados da Organização das Nações Unidas (ONU), dentro de 10 anos dois terço da população global, que atualmente é de 1,7 bilhões de pessoas, estarão vivendo em áreas onde haverá escassez de água. O deslocamento de grandes contingentes populacionais que abandonam suas regiões de origem por conta da seca é apenas um dos problemas enfrentados pelas organizações internacionais de assistência (Embrapa Cerrados, 2001 - n. 33, p. 1-46). Figura 1- Total de água da Terra Figura 2- Distribuição da água doce na Terra
Doc, - Embrapa Cerrados, Planaltina, n. 33, p. 1-46, desembro-2001
3. A distribuição de água no Brasil
Segundo dados de pesquisa de BORSOI e TORRES (1997: 143-166).
A distribuição regional