TRABALHO TANCREDI
A estratégia é a mobilização de todos os recursos e ações da empresa para atingir os objetivos e metas de longo prazo, ou seja, precisa estar voltada para o futuro da empresa. As estratégias podem ser classificadas das mais diferentes formas, as quais podem ajudar os gestores a se enquadrar em uma ou mais situação. Para se definir um tipo de estratégia seja para qualquer empresa é necessário se ter em mãos o diagnostico estratégico da empresa. As estratégias podem ser encontradas nessas divisões: estratégia de sobrevivência, estratégia de manutenção, estratégia de crescimento e estratégia de desenvolvimento. Então esse trabalho vem com o intuito de mostrar quando se é enquadrado e o que significa cada uma das situações apresentadas acima.
Desenvolvimento.
Para (Oliveira, 2006, p. 196), “a estratégia alem de ser um instrumento administrativo facilitador e otimizador das interações da empresa com os fatores externos à empresa, as estratégias também têm forte influencia sobre os fatores internos da empresa”.
Para se iniciar um plano estratégico é necessário ter feito antes um diagnostico estratégico, para então começar traçar o plano estratégico. O plano estratégico é traçado de acordo a situação da empresa, ele pode ser divido em: estratégias de sobrevivência, estratégia de desenvolvimento, estratégia de crescimento e estratégia de manutenção.
A estratégia de sobrevivência é o pior tipo de estratégia que uma empresa pode precisar, pois quando a escolha é este tipo de estratégia significa que a empresa esta em uma situação caótica, onde tem altos índices de pontos fracos internos e ameaças externas. Caso a empresa não esteja neste estado e escolhe este tipo de estratégia o resultado pode ser desastroso. Suas principais características são: redução nos custos, desinvestimento e na pior hipótese liquidação de negocio.
A estratégia de manutenção é aquela que é praticada quando a análise de cenários mostra muitas ameaças e pontos