trabalho tabelas
Aluno:
Curso Técnico de Informática
TRABALHO
Tabela ASCII
A tabela de código ASCII (American Standard Code for Information Interchange) surgiu nos anos 60, devido a necessidade de criar um padrão que fosse utilizado por todos os computadores, tornando mais fácil a comunicação entre eles e a troca de dados.
A tabela ASCII utiliza conjuntos de 7 bits para representar 128 caracteres (2^7 caracteres), muitos deles adequados apenas à língua inglesa, por ter sido desenvolvida nos EUA.
A ISO ( International Standards Organization) adoptou o código ASCII como norma internacional, com a designação ISO 646, e ampliou-o, passando a incluir um conjunto de outros idiomas. Para conseguir esta ampliação tiveram de ser utilizados conjuntos de 8 bits 81byte), permitindo representar 256 caracteres (2^8 caracteres), ou seja, aos 128 caracteres iniciais foram acrescentados mais 128. No entanto, estes 256 caracteres continuavam a ser insuficientes para englobar todos os caracteres dos vários idiomas, sendo, por isso, necessário criar variantes regionais.Para se obter um caracter ASCII num processador de texto, a partir do teclado, pressiona-se a tecla ALT e , simultaneamente, no teclado numérico, digita-se o código da tabela ASCII correspondente ao caracter pretendido.
Tabela ISO-8859-1 Brasil
As primeiras extensões importantes do ASCII definiam 256 caracteres, aproveitando a quase universalidade dos sistemas baseados em 8 bits. Infelizmente 256 caracteres ainda eram insuficientes para garantir a padronização da representação de texto num mundo cada vez mais informatizado. Sugiram diversas extensões padronizadas de ASCII, em geral mantendo os primeiros 128 caracteres inalterados e definindo os outros 128. Sugiram padrões como o ISO-8859-1 (muito usado até hoje no Brasil)
Tabela IBM EBCDIC Extended Binary Coded Decimal Interchange Code
(EBCDIC) codificação de caracteres 8-bit que descende do BCD Com 6-bits,criado pela IBM (1963) para o S360
*Primeira