Trabalho Stoppa
Proposta de atividades
Professor Dr. Edmur Stoppa
Junho/2015
São Paulo
2015
Bruno H. Monteiro CarvalhO
Gabriella Bertozzi
Karine Vieira
Mariana Vani
Renata Barbosa
Proposta de atividades
Universidade de São Paulo,
Escola de Artes Ciências e Humanidades.
1. Análise da Situação
Introdução:
Esporte e Lazer são direitos fundamentais para garantia do desenvolvimento humano e qualidade de vida de uma sociedade. Segundo Marcellino (1990), “a partir da constituição de 1988, o
Lazer passou a ser direito social de todos os cidadãos brasileiros. Isso é assegurado também, praticamente, em todas as constituições estaduais e leis orgânicas de municípios de nosso país”. No entanto, de um lado, a política de necessidades, de outro, a pouca difusão da sistematização e experiências concretas vivenciadas no cotidiano da população. É impossível negar a importância do lazer, porém ele só será concretizado se as duas circunstâncias que o caracterizam ocorram: tempo e atitude. Uma análise da situação em relação a espaço e aos equipamentos de lazer, evidencia que o crescimento urbano desordenado, a violência, a diferença social e a falta de espaços específicos são barreiras para o lazer, dificultando o acesso da população mais carente às várias opções do lazer.
O acesso ao lazer, bem como a qualidade do mesmo, vem se tornando um problema fundamental na sociedade atual e as políticas voltadas a ele ainda encontram-se divididas em correntes antagônicas, ora encarando-o de uma maneira funcionalista, assistencialista, outra o entendendo como um instrumento de cidadania através de seu importante papel no desenvolvimento humano, pois é um dos meios pelo qual a pessoa pode se desenvolver existencialmente como ser humano e cidadão responsável de uma comunidade.
O lazer vem sendo valorizado e afirmado como ferramenta para o desenvolvimento humano no campo físico, cognitivo e socio-afetivo e com isso surgem ofertas de atividades para a população.
A equipe