Trabalho Sociologia
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Priscila Graciela
Roger Barcellos
Wagner Novaes
SOCIOLOGIA GERAL E DAS ORGANIZAÇÕES
Resumo do capítulo 2 da apostila Tema: Comunismo.
SERRA / ES
2015
O comunismo é um movimento político que defende a formação de uma sociedade sem classes sociais, onde os meios de produção sejam propriedade comum. Em outros termos, se dependesse desta ideologia, a propriedade privada desses meios não existiria e, por consequência, o poder pertenceria à classe trabalhadora.
O comunismo procura abolir o Estado: se não houvesse propriedade privada dos meios de produção, então também não haveria lugar para a exploração. Como tal, a organização estatal não seria necessária.
As bases do comunismo foram desenvolvidas por Karl Marx e Friedrich Engels em finais do século XIX.
No século XX, o revolucionário russo e líder bolchevique Vladimir Lenine decidiu pôr em prática as referidas teorias, a partir da sua própria interpretação. O comunismo tem sido alvo de críticas de diferentes setores. Há quem considere que a sociedade sem classes é impossível, tendo em conta que acaba sempre por haver um ou outro grupo a ostentar poder, no caso do comunismo, seriam os burocratas. Por outro lado, muitos acreditam que o capitalismo e a sua fome de lucro é o único sistema que promove o desenvolvimento economico.
O Comunismo no mundo atual é considerado como morto, entretanto há países que ainda adotam essa ideologia em seu governo.
O comunismo polarizou o mundo com o capitalismo especialmente após o fim da segunda grande guerra mundial, na ocasião os vencedores no conflito foram os Estados Unidos e a União Soviética, sendo que o primeiro país representa a doutrina capitalista e o segundo representava a doutrina comunista. Os dois países se colocaram em blocos opostos como vencedores da guerra, ambos defendiam ideologias que não se cruzavam e tinham por interesse a cooptação de outros países para difundir