TRABALHO SOCIOLOGIA
Gênero: Drama;
Direção: Walter Salles
Roteiro: João Manuel Carneiro, Marcos Bernstein e Walter Salles;
Principais personagens: Dora (Fernanda Montenegro); Josué (Vinícius de Oliveira); Irene (Marília Pera) e Ana (Soia Lira).
O filme conta a história de Dora (Fernanda Montenegro), uma mulher que ganha dinheiro escrevendo cartas para pessoas analfabetas na Central do Brasil. Depois de escritas, ela e a Irene leem as cartas e decidem se as enviam no correio ou não. A mãe de Josué (Vinícius de Oliveira), Ana (Soia Lira), pede para Dora escrever e enviar uma carta para mãe do garoto, mas como sempre, Dora joga a carta fora. Depois de eles saírem da Central do Brasil, Ana é atropelada e morre em frente à estação. Dora decide vender Josué para o tráfico de crianças, mas um sentimento de culpa faz com que ela vivencie uma bela transformação e decida ajudar o menino a encontrar seu verdadeiro pai.
2) A diversidade brasileira pode ser visualizada no longa-metragem? Escolha e descreva três cenas que sinalizam a identidade brasileira.
Sim, na primeira cena já se pode perceber a diversidade brasileira, pois cada pessoa já começa contando um pedaço de sua vida; Na cena em que a mãe de Josué é atropelada e ele fica órfão, pode ser comparada com algumas famílias que perdem alguém importante (no caso, em que a sustentava financeiramente) e tem que arrumar outra maneira de viver; E na parte em que Josué está perguntando sobre as profissões para Dora e Irene, em que ele diz que o sonho dele é ser caminhoneiro, isso pode nos remeter a ideia de que ele queria juntar dinheiro e ser alguém na vida e conhecer seu pai.
3) Em que sentido a relação indivíduo e sociedade de Émile Durkheim pode ser aplicada à realidade tratada no filme? Elucide essa noção do autor e a exemplifique.
Para Durkheim, é a sociedade que influencia o indivíduo. Nesse sentido, a sociedade só pode ser