Trabalho sociolgia
O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem poder de coerção sobre o indivíduo. Existem três características dos fatos sociais: coerção social, exterioridade, generalidade. Coerção social: força que os fatos exercem sobre os indivíduos levando-os a conformar-se com as regras da sociedade em que vivem. Exterioridade: são costumes, tradições, regras sócias que são impostas ao individuo. Generalidade: A generalidade distingue o essencial do imprevisível e especifica a natureza sociológica dos fenômenos.
Um fato social é sujeito a punições legais (leis), e punições espontâneas (reprovações, olhares).
Durkheim afirma que a educação deve transformar regras em hábitos, chamando isso de socialização.
A sociedade possui fatos sociais normais e patológicos. Fato social normal: consenso sobre uma determinada questão. Fato social patológico: algo que vai contra a harmonia.
Solidariedade mecânica: de poucos papeis sociais, predominante na sociedade antiga. Solidariedade orgânica: de muitos papeis sociais, predominante na sociedade contemporânea.
O que da origem a diferenciação social é o volume, densidade matéria e densidade moral.
O processo de interação também chamado de divisão do trabalho social produz a cooperação entre os indivíduos, mas para isso é preciso o consenso.
O surgimento da liberdade moderna só foi possível a partir da diferenciação social e divisão de trabalho. Consequentemente interligado ao individualismo.
Para Durkheim o homem individual