Trabalho Sobre O Vidro
O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa em fusão, tendo a transparência e a dureza como suas qualidades. É composto por: areia, calcário, barrilha (carbonato de sódio), alumina (óxido de alumínio) e corantes e descorantes.
- Principais características da matéria prima:
Reciclabilidade;
Transparência (permeável a luz);
Dureza;
Não Absorvência;
Ótimo isolador dielétrico;
Baixa condutividade térmica;
Recursos abundantes na natureza;
Durabilidade
- Qual a utilização na Gastronomia? A utilização na gastronomia é para conserva de alimentos, pois o vidro vedado (sem corrente de ar) deixa o alimento com boa qualidade por um período maior (esta descoberta foi feita pelo confeiteiro Frances Nicolas Appet (1749-1841).
- Quais os cuidados necessários para utilização da matéria prima? Objetivando minimizar riscos em caso de acidentes e quebra acidental. Os vidros de segurança são definidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), como sendo "aqueles que, quando fraturados, produzir fragmentos menos susceptíveis de causar ferimentos graves, podem ser temperados e laminados.
- Qual a resistência e a durabilidade desse material? A resistência do vidro à compressão é muito elevada, 1.000 N/MM² ou 1.000MPq, isto significa que, para partir um cubo de vidro com 1 cm de aresta, a carga necessária é de ordem de 10 ton. A dureza nos materiais, a resistência à abrasão e penetração, etc. são difíceis de definir. O vidro é um material naturalmente duro, comparável com o aço, a sua dureza é uma das propriedades mais importantes e a base do envidraçado. O vidro não se biodegrada, sua resistência é tamanha, que arqueólogos encontram utensílios de vidro do ano de 2000 a.C. Por ser composto de areia, sódio, cal e vários aditivos, os microorganismos não conseguem come-lo. Um recipiente de vidro demoraria cerca de 4000 anos para se desintegrar pela erosão e ação de agentes químicos.
Referencia