Trabalho sobre o Modernismo
INTRODUÇÃO
No trabalho que segue você encontrará características sobre um amplo movimento cultural ocorrido no Brasil, conhecido como Modernismo Brasileiro, que repercutiu com grande força sobre o cenário artístico e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX. Este movimento é resultado, principalmente, da assimilação das novas tendências artísticas das vanguardas europeias. Baseadas no princípio de “ver com olhos livres”, ou seja, sem fórmula nenhuma, criaram-se as obras dos artistas desta época, das quais algumas serão analisadas e, antecipadamente, poderá ser constatado a importância da Semana da Arte Moderna além dos manifestos que foram fundamentais para mostrar ao povo o espírito dessa nova escola literária e, então, produzir-se os trabalhos. É, ainda, apresentado a história destas obras que mais se destacaram na primeira fase do Modernismo, mostrando a maneira de como cada um conseguiu alcançar as características de uma obra modernista. Além disso, é interessante analisar como o rompimento com o passado é abordado claramente tanto na forma de pensar quanto na forma de escrever dos artistas desta época. Você irá se identificar com as palavras usadas já por estes autores, que as usam de forma muito mais coloquial que qualquer artista anterior aos modernistas.
SEMANA DA ARTE MODERNA DE 1922
Sendo considerada o marco histórico do modernismo e um dos principais eventos da história da arte no Brasil, a Semana de 22 foi o ponto alto da insatisfação com a cultura vigente, submetida a modelos importados e a reafirmação de busca de uma arte verdadeiramente brasileira, marcando assim a emergência do Modernismo Brasileiro.
Sabemos já que a partir do século XX era perceptível uma inquietação por artistas e intelectuais em relação ao academicismo que imperava no cenário artístico. Apesar de vários