Trabalho sobre o livro "Nada de Novo no Front"
Sumário
ERICH MARIA REMARQUE
Erich Maria Remarque nasceu em 1988 Osnabrück, Alemanha, em uma família de classe média baixa. Em 1916, ele foi convocado para o exército alemão para lutar na Primeira Guerra Mundial, em que foi gravemente ferido. Dez anos após a guerra, ele publicou “Nada de novo no front”, obra que tinha como título original “Im Westen Nichts Neues”, um romance sobre as experiências de soldados alemães comuns durante a guerra.
Embora em outros livros fosse explorada a violência e a brutalidade da guerra sob uma ótica realista, a tradição literária de histórias de guerra ainda tende irresistivelmente em direção aos ideais romantizados de glória, aventura e honra. Ao apresentar sua versão sombriamente realista da experiência de um soldado sobre o romantismo típico da narrativa guerra, o romance tornou-se instantaneamente aclamado pela crítica, e um sucesso internacional. Um filme americano baseado no livro foi lançado em 1930.
Após a ascensão de Adolf Hitler ao poder na Alemanha em 1930, o regime nazista ferozmente nacionalista atacou Nada de novo no Front e Remarque como antipatriótico. Remarque não fez nenhuma tentativa de resistir aos ataques dos nazistas sobre sua reputação porque temia represálias. Apesar das hostilidades nazistas em direção a ele, em 1931, Remarque publicou uma sequela de seu maior sucesso literário na Frente Ocidental, intitulado de “O caminho de volta”, que detalha a experiência do pós-guerra de cidadãos alemães. Este trabalho provocou ainda mais oposição nazista, e Remarque fugiu para a Suíça com sua esposa, Jutta Zambona, em 1932. Em 1933, os nazistas proibiram dois romances de Remarque e realizou uma fogueira para queimar cópias dos livros na Praça da Ópera, em Berlim.
Remarque divorciou-se de sua esposa na Suíça, mas, eventualmente, se casou novamente, para que pudesse manter sua residência suíça. Em 1939, ele seguiu o caminho de muitos