Trabalho sobre o livro "Açucar Amargo"
TRABALHO SOBRE O LIVRO
“AÇÚCAR AMARGO”
Nome:
Turma:
NOVA HARTZ, 14 DE AGOSTO DE 2013
INTRODUÇÃO
Eu escolhi este livro por que me chamou atenção, pelo seu titulo. Na verdade, não tinha entendido o porquê este livro se chamava “Açúcar Amargo”, então, o peguei, para fazer uma enorme viagem dentro dele e descobrir o porquê deste nome. O trabalho tem como objetivo relatar a história de Luiz Puntel “Açúcar Amargo”, o local que a história acontece, a época, os personagens, a vida e obras do autor, e também o principal, um pequeno resumo da história.
VIDA E OBRA DO AUTOR
Luiz Puntel nasceu em Guaxupé. Ainda criança, mudou-se para São José do Rio Pardo, no estado de São Paulo. Na adolescência foi para Ribeirão Preto, ainda no estado de São Paulo.
Puntel decidiu ser um padre, chegando até a entrar no seminário. Depois desistiu e começou a exercer várias profissões, entre elas a de professor de redação e português. Ele é diretor da Oficina Literária Puntel. Formado em letras, com especialização em francês.
Como há sempre muita curiosidade em torno da vida de um escritor, selecionamos alguns trechos da biografia de Luiz Puntel, escrita de próprio punho, num estilo muito singular de falar sobre a vida. Sobre o nascimento ele declara: "Ora, como todo mundo, nasci berrando de fome. Isso aconteceu na cidade mineira de Guaxapé, aí pelos idos e vividos de antigamente, num dois de abril."
A relação do professor e escritor Luiz Puntel com o saber começou cedo. Mesmo sendo natural de Guaxupé, Minas Gerais, e tendo passado por diversas cidades ainda criança, foi em Ribeirão Preto que o futuro criador da Oficina Literária Puntel começou a ser alfabetizado.
Foi Também em Ribeirão Preto que o escritor de "Açúcar Amargo" graduou-se em letras nos anos 70. As aulas no centro Universitário Barão de Mauá eram