Trabalho sobre o japão: aspectos economicos
Aspectos Econômicos do Japão:
Comércios:
O Japão é a terceira mais economia do mundo se considerarmos seu Produto Interno Bruto (PIB), estimado em US$ 5,8 trilhões (2011), atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
É importante destacar o perfil do consumidor japonês, caracterizado por ser os ‘’ pioners mundiais’’ em adaptar e fazer suas novas tecnologias. Por isso, muitas empresas observam atenciosamente as tendências destes consumidores para desenvolver novos produtos ou novos serviços; de alguma forma, muitos produtos globais têm sua origem no Japão. Podemos considerar o Japão como um excelente ‘’laboratório’’ para testar novos produtos e serviços.
Comércio exterior:
Os principais produtos exportados pelo Japão são: automóveis, aparatos eletrônicos e computadores. O sócio comercial mais importante são os Estados Unidos (E.U.A), representando mais de uma quarta parte de todos as exportações japonesas. Outros dos principais mercados de exportação são: Taiwan, Hong Kong, a Coréia do Sul, a China e Cingapura. As importações mais importantes são matérias primas como: petróleo, produtos alimentícios e madeira. Os principais provedores são os Estados Unidos, a China, a Indonésia,a Coréia do Sul e a Austrália.
Industrias:
As principais industrias japonesas são as de manufaturados de tecnologia avançada, equipamentos pesados eletrônicos e de telecomunicações, maquinas de ferramentas e computadorizadas, sistemas de produção, locomotivas e equipamentos de transporte, estaleiros, produtos químicos, produtos têxtil, alimentos processados e instrumentos de precisão.
Uma das principais características das empresas japonesas, desde pequenas empresas à grandes multinacionais, é a sua capacidade de inovação tecnológica, oferecendo importantes oportunidades para as empresas estrangeiras que buscam associar-se com empresas japonesas em todos os períodos da cadeia de valor. As associações com as empresas japonesas permitem as