Trabalho sobre o Fundeb
Nome: Marcela Alves de Souza RGM: 132988-0 6°B Cruzeiro do Sul/São Miguel.
O financiamento da educação
Pontos Positivos: O aumento do acesso ao ensino fundamental. Contemplando mais de 32 milhões de estudantes em escolas públicas de todo o país, mais importante do que os índices apresentados é a constatação de que a escola pública passou a abrigar milhões de crianças das camadas mais pobres das nossas cidades, que até aquele momento não vinham tendo acesso á escola.
*Diminuindo as desigualdades presentes na rede pública.
*Contribuição com fundos de participação do estado e dos municípios.
*Investindo em atividades do ensino fundamental.
*Mais oferta de vagas nas escolas públicas em todo o país.
*Investimento em construções e na ampliação das escolas.
Pontos Negativos: *Pratica do baixo valor mínimo por aluno/ano.
*Pequena contribuição da união no montante do fundo. *Ineficiência dos conselhos de acompanhamento e controle social.
*Não cobertura da educação infantil e o ensino médio.
Fundef
Fundeb: ele foi criado para melhoria na educação ele o beneficia: Creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio e ainda inclui a educação de jovens e adultos que não faziam parte do instituto Fundef, ele passou de 35 milhões de alunos para beneficiar atualmente cerca de 40 milhões de alunos em educação básica brasileira.
Vale resaltar que não existe só um Fundeb e sim 27 em cada estado brasileiro e agora ele subvincula 20% e não 15% como no Fundef dos impostos já vinculados á educação pelo art. 212 da CF (2596 estados e municípios, 18% união.).
O que antes não era uma regra a ser seguida agora passou a ser, a lei agora é bem clara a contribuição federal Será de dois bilhões, três bilhões, quatro bilhões nos três primeiros anos e a partir do quarto ano, a união terá de investir 10% do total arrecadado pelos estados para o Fundeb. Uma melhora também ocorreu na valorização dos professores, do fundo, os mesmos 60% dos