trabalho Sobre o Ferro
A Origem do ferro
O ferro é um material bastante abundante no planeta terra. As primeiras evidencias de seu uso datam de 5000 A.C. porem objetos feitos desse material tendem a ser mais raros do que os feito de ouro ou prata devido a sua fácil corrosão.
Parte desse minério de ferro encontrado no inicio de seu uso vinha de meteoritos o que podia ser observado devido a presença de níquel na sua composição ( cerca de 7.5% ).
O metal,devido a sua raridade e origem “celestial” se tornou muito raro e geralmente era utilizado para forjar armas ou estatuetas de templos religiosos.
O ferro devido a sua dureza e durabilidade começou a ser usado na produção de armas em alternativa ao bronze.
Por volta do ano de 1200 A.C. começou a idade do ferro.Primeiramente no oriente médio chegando à Europa certa de duzentos anos depois e na china por volta de 700 à 500 A.C.
Por volta do ano de 1700 na Inglaterra o carvão vegetal que era utilizado pra obtenção do ferro como fonte de calor e agente redutor se tornou escasso, foi ai que começaram a utilizar o coque.
O coque foi empregado largamente como fonte de obtenção de energia durante a revolução industrial principalmente nas grandes estradas de ferro daquele período.
Entre os séculos XVIII e XIX o ferro começou a ser amplamente empregado na construção de edifícios, pontes etc.
O “Palácio de Cristal” da exposição universal de 1851 em Londres e a
Torre Eiffel em Paris são exemplos de construções deste período.
Palácio de Cristal
Torre Eiffel
Características
O elemento de transição ferro é um metal, com coloração branca prateada em estado quimicamente puro, porém apresenta uma coloração acinzentada, em virtude da presença de sulfeto, siliceto, e carbureto de ferro, apresenta propriedades magnéticas acentuadas. Está localizado na tabela periódica no grupo 8B, e possui: número atômico: 26
massa atômica: 55,85 g mol-1
ponto de fusão: 1535°C