Trabalho sobre o Dominó
O presente trabalho mostrará um pouco sobre a origem, regras, objetivo e definições, do jogo dominó, jogo que proporciona lazer, diversão e desenvolvimento mental.
A origem
O dominó é um daqueles jogos de mesa, que não tem sua origem perfeitamente esclarecida. É conhecido por inúmeros povos e, portanto, tem inúmeras variações. É jogado por crianças, jovens, adultos e velhos, enfim, todas as pessoas de todas as idades podem se divertir com este jogo milenar.
A primeira menção ao jogo de dominó vem da China. Segundo lendas daquele país, o jogo teria sido inventado por um funcionário do imperador Hui Tsung. Outra remete a invenção do jogo aos anos de 234 a 181 a.C, quando teria vivido Huang Ming, um soldado-herói. O jogo é conhecido na China como "kwat p´ai ", significando "tabletes de osso", sendo que são os dominós mais longos que os dominós atualmente usados no ocidente. O nome “Dominó” provavelmente deriva da expressão latina "domino gratias" ("graças a Deus"), dita pelos padres europeus para assinalar a vitória em uma partida. No ocidente, há indícios da existência do jogo no sec. XVIII, quando teria sido introduzido na Inglaterra e Itália. O jogo pode mesmo ter sido introduzido na Itália por Marco Pólo, ou outros viajantes da época. As peças tradicionais, são de marfim e madeira, artisticamente produzidas. Hoje em dia, porém, são substituídas por peças de plástico. O jogo é composto de 28 peças (pedras) chatas, retangulares, de madeira, osso, marfim ou matéria plástica, com pontos marcados de zero (vazio) a seis, formando várias combinações.
Regras
Jogando em Dupla: (4 jogadores 2x2), Cada jogador recebe 7 peças
Jogando individualmente
2 jogadores
Cada jogador recebe 7 pedras 14 pedras para comprar no caso do oponente não ter a pedra da vez.
O primeiro a jogar pode ser por duas regras:
a) O que tem a pedra 6x6 (barata, carreta, carrilhão, bucha, dozão, carrão) sempre começa a partida
b) Quem sortear a peça mais alta antes de iniciar a