Trabalho sobre o Cálcio
1. O carbonato de cálcio, também conhecido como calcita, é um mineral inorgânico quimicamente inerte com características alcalinas que resulta em reações do óxido de cálcio com dióxido de carbono. é um sal inorgânico, sólido branco, cuja fórmula molecular é CaCO3(s). Esse sal é muito comum na natureza, sendo encontrado em diversos lugares, tais como nas conchas, nos recifes de corais, nas cascas de ovos, nas carapaças de seres marinhos, no calcário e no mármore.
Em solução aquosa, sofre hidrólise salina. CaCO3 + H2O --> CO2 + Ca(OH)2
O Carbonato de cálcio pode ser usado na prevenção de doenças na forma de medicamentos. Indicado para o tratamento de doenças causadas pela deficiência de cálcio, como por exemplo, osteoporose. É o principal componente de rochas como os calcários. Tem características alcalinas (ou seja, é um sal com características básicas que aumenta pH de uma solução aquosa), e é resultado da reação do óxido de cálcio ( cal virgem ) com dióxido de carbono.
Na natureza os minerais de carbonato de cálcio são encontrados sob duas formas cristalinas:
Aragonita: Quando seus cristais apresentam a forma ortorrômbica.
Calcita: Quando seus cristais apresentam a forma romboédrica ou trigonal.
Fórmula: CaCO3
Massa molar: 100,0869 g/mol
Densidade: 2,71 g/cm³
Ponto de fusão: 825 °C
IUPAC: Calcium carbonate
Além disso, o carbonato de cálcio é insolúvel em água, mas é solúvel em água com gás carbônico (CO2(g)). Por causa das grandes pressões, a água subterrânea contém uma grande quantidade de gás carbônico. Assim, quando essas águas passam por solos que contêm calcário, há a seguinte dissolução com formação das cavernas:
CaCO3(s) + H2O(l) + CO2(g) → Ca2+(aq) + 2 HCO-3(aq)
A disposição lenta e contínua de gotas dessa mistura dos tetos das cavernas vai escorrendo e, com o tempo, o gás carbônico pode desprender-se, voltando a precipitar-se como carbonato de cálcio e formando as estalactites nos tetos das cavernas. Isso é