Trabalho sobre o Chá
CURSO DE NUTRIÇÃO
CHÁ
FORTALEZA
2014
CHÁ
Relatório da disciplina de História e Antropologia da Nutrição. Do curso de Graduação em Nutrição do Centro Universitário Estácio do Ceará. Como exigência para a complementação de nota avaliativa.
Professora: Nágela
FORTALEZA
2014
1 OBJETIVOS
O objetivo principal deste trabalho é fazer um pequeno recorte da história do consumo de chá no Brasil e no mundo. Aqui iremos abordar questões como as propriedades do chá, sua capacidade antioxidante e seus benefícios em geral para a saúde, que têm sido utilizadas para justificar o grande consumo dessa bebida.
2 INTRODUÇÃO
O chá, uma bebida muito conhecida, principalmente em países como a Inglaterra que tem como tradição o “chá das cinco”, está se tornando cada vez mais conhecido e consumido por pessoas de várias partes do mundo. O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes de chá e geralmente é preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado.
A história do chá provém da China, quando o Imperador Shen Nung fervia água para beber debaixo de uma árvore, algumas folhas caíram dentro da vasilha. Sentindo um agradável aroma, o imperador provou do líquido e o achou muito saboroso, além de promover um bem estar. E ele passou a fazer experiências com outros tipos de folhas.
A planta que dá origem ao chá trazido ao Brasil no início do século XIX chamada Camellia sinensis, ou simplesmente camélia, era muito comum na Inglaterra no início do século XVI, antes mesmo de os ingleses conhecerem o chá, que ficou ali conhecido ao redor de 1660 graças à princesa portuguesa Catarina de Bragança.
Catarina de Bragança, filha do rei João IV, casou– se com Carlos II, rei da Inglaterra, Escócia e Irlanda, em 1662. A noiva possuía um dote enorme que incluía postos comerciais