Trabalho sobre a relação brasil- alemanha- importações e exportações
O Brasil é o mais importante parceiro comercial da Alemanha na América Latina e a Alemanha, por sua vez, é o quarto maior parceiro comercial do Brasil, atrás somente de Estados Unidos, Argentina e China. Para a Alemanha, o Brasil se posiciona em 23º lugar entre os países consumidores de seus produtos e, como fornecedor, ocupa o 21º lugar.
A Alemanha, além de se destacar mundialmente por seus índices de exportação, é ainda um grande importador mundial.
* As exportações brasileiras para a Alemanha alcançaram US$ 2,5 bilhões, em 2001, isso posiciona a Alemanha entre os 4 países de principais destinos das vendas brasileiras totais;
* Em 2001, as importações brasileiras provenientes da Alemanha somaram US$ 4,8 bilhões, isso posiciona a Alemanha como o 3º principal fornecedor para o mercado brasileiro, atrás apenas dos Estados Unidos e da Argentina.
2. Composição do comércio bilateral:
* Entre os principais grupos de produtos exportados para a Alemanha destacam-se “minérios, escórias e cinzas” (14,6% do total), “máquinas e aparelhos mecânicos” (12,3%), “sementes e frutos oleaginosos, grãos, sementes” (11,3%) e “café, chá mate e especiarias” (10,3%).
* Com relação às importações, observa-se uma grande concentração na aquisição de bens de capital. Apenas três grupos de produtos são responsáveis por cerca de 54% das importações brasileiras: “máquinas e equipamentos mecânicos” (31,5%), “máquinas, aparelhos e materiais elétricos, suas partes, etc.” (13,2%) e “veículos automóveis, tratores, etc., suas partes e acessórios” (9,5%). Dentre os produtos brasileiros mais demandados pelo país estão, por ordem de valor importado:
Como fornecedora, a Alemanha apresenta como seus principais produtos exportados ao Brasil:
3. Investimentos bilaterais:
Segundo estatísticas de 2001, a Alemanha apareceu como o 7º principal investidor no país. Grande