Trabalho sobre a raça oldenburg
Origem
O Oldenburg foi criado no século XVII, originou-se nas províncias de Oldenburg e Ost-Friesland, hoje Alemanha. Deve sua instituição ao conde Anton Gunther von Oldenburg(1603-1667). A raça contém o sangue do Espanhol, Napolitano e Barb, junto com o Puro Sangue Inglês e o Hanoveriano. Como forte cavalo de carruagem, capaz de enfrentar com galhardia caminhos difíceis e desempenhar também, a conno, tarefas agrícolas Os cavalos de Oldenburg eram famosos pela consistência em conformação, e vontade extrema para trabalhar como montaria. Desde então, a raça vem se adaptando continuamente a outras exigências graças a uma criação hábil e cuidadosamente controlada. Durante o século presente, com a necessidade de cavalos para carruagem encolhendo, foi introduzido o mais Puro Sangue Normando, resultando na produção de um cavalo de sela magnífico. Dos Warmbloods, o Oldenburg é ainda o mais possante e o mais apropriado para o dressage ou como animal de competição.
No Brasil existem poucos.
Morfologia
O Oldenburg é hoje um cavalo magnífico, afamados pelo caráter amável de temperamento calmo e estável. O fator mais surpreendente deste animal é seu rápido desenvolvimento chegando a fase adulta precocemente.
Apesar de seu tamanho, o Oldenburg é bem educado, tem olhos amáveis e de temperamento linfático, é um moderno cavalo compacto com pernas relativamente curtas. Apresentam traseiros poderosos, um pescoço longo e forte que herdou de seus dias como cavalo de carruagem. Um tórax fundo e cascos grandes capazes de aguentar o peso deste grande animal, a altura é aproximadamente entre 1,67 e 1,78m.
Pelagem
Podem ser encontradas várias pelagens, mas é normalmente o preto, o marrom ou o cinza que predominam. Cavalos tricolores não são reconhecidos como Oldenburg originais.
Andamento
O Andamento é correto, rítmico, mas pode apresentar duvida quanto a movimentação dos joelhos.
Localização Geográfica
O Oldenburg é localizado na Alemanha. Todas as raças