Trabalho sobre a oit
O Brasil de um modo geral mostra importantes avanços nas áreas da promoção de emprego do trabalho decente.
Com uma retomada no ritmo mais elevado do crescimento econômico, aliada a uma maior elasticidade do produto emprego, depois de 2003 ajudou positivamente o mercado de trabalho e a taxa de desemprego diminuiu entre os anos de 2003 a 2007.
Mesmo com todos esses avanços, o desafio de acabar com o trabalho infantil ainda é grande.
Segundo os estudos da OIT, tendo em vista a importância para a promoção do bem estar e a garantia de uma vida digna aos trabalhadores.
Trabalho Decente:
De acordo com a definição da OIT, o trabalho Decente é o trabalho remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança capaz de garantir uma vida digna ao trabalhador.
O trabalho decente visa não apenas a identificação dos meios de geração de renda, mas sim, ao estimulo que as ocupações desenvolvem em condições que representam meios de alcance de condição digna de sobrevivência para o trabalhador.
Também envolve ações nas áreas de saúde e segurança do trabalhador, ajuda também o combate à descriminação e busca oportunidade de trabalho mais imparciais com a liberdade de associação e com abertura de participação do dialogo social.
Igualmente destacado com o objetivo de erradicar formas degradantes de trabalho, como o trabalho infantil, o trabalho forçado e outras praticam de trabalhos com praticas não genuínas.
A agenda nacional do trabalho decente no Brasil passou a ser um compromisso entre o governo brasileiro e a OIT a partir de junho de 2003.
Com a assinatura prevê o estabelecimento de um programa especial de cooperação técnica para a promoção de uma agenda nacional de trabalho decente com as organizações de empregadores e trabalhadores.
A partir de maio de 2006 foi então elaborada a Agenda Nacional de Trabalho Decente.
Foram realizadas 11 conferencias e reuniões internacionais de grande relevância, ocorridas entre