Trabalho Sobre A Merenda Escolar
1 Introdução 1
2 Metodologia 3
3 Discussão 12
4 Conclusão 14
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
Introdução
O Objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa mostrando a importância, os benefícios e a aceitação da Merenda Escolar de hoje em dia, a fim de analisar se o cardápio oferecido é suficiente para suprir as necessidades nutricionais dos alunos, observando a aceitação dessas crianças mediante ao alimento oferecido e em caso de rejeição verificar quais alimentos as crianças substituem pela merenda, aplicando um questionário a eles para elaborar um plano de ação que incentive de maneira didática os hábitos alimentares saudáveis bem como conscientizar sobre o desperdício destes mantimentos.
Analisamos alguns benefícios gerados por uma alimentação saudável, levando em conta uma merenda escolar de qualidade, pois em 1955 foi criado o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), sendo este o mais antigo programa social destinado a atuar na área de alimentação e nutrição (COIMBRA, 1982; CARVALHO, 2005) com a finalidade de contribuir com esse desenvolvimento e aumento do rendimento escolar dos estudantes, através da formação de hábitos alimentares saudáveis.
Pois o aspecto nutricional na infância reflete diretamente no desenvolvimento saudável do individuo ao longo de sua vida e, conseqüentemente abrange o bem estar físico, social e mental.
“A criança má nutrida não pode participar das atividades escolares como deveria se estivesse bem alimentada. A capacidade intelectual é, portanto, proporcional a uma boa alimentação, a uma boa nutrição.” (SALGADO, J.M 2005, p.97)
Nesse sentido, a merenda escolar é fundamental, pois ela pode influenciar no desempenho do aluno.
Por isso o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece com a função do Estado a de assegurar a alimentação de qualidade nas escolas.
Diante deste fato, torna-se necessária a preocupação com a alimentação escolar, já que esta substitui uma refeição e para algumas crianças ela é a