trabalho sobre a membrana plasmatica
Curso: educação física
Disciplina: biologia celular
Professora: Maria José
Pesquisa sobre Transporte através da Membrana Plasmática
Nome do aluno:
Claudenilson de Sousa Rocha
Teresina/ Pi
2014
Transporte através da Membrana Plasmática
A capacidade de uma membrana de ser atravessada por substâncias e não por outras define sua permeabilidade. Uma solução, o solvente e o soluto. Classificam-se as membranas, de acorde com a permeabelidade em 4 tipos:
a) Permeável: que permite a passagem do solvente e do soluto
b) Impermeávek : que não permite a passagem do solvente, mas não do soluto
c) Semipermeável : que permite a passagem do solvente, mas não do soluto
d) Seletivamente permeável: que permite a passagem do solvente e de alguns tipos de soluto.
Nessa última classificação se enquadra a membrana plasmática.
A passagem aleatória de partículas ocorre sempre de um local de mairo concentração para outro de concentração menor. Isso se dá por causa da distribuição das particulas. Assim que o equilibrio for atigido, as torcas de substâncias entre dois meios tornam-se proporcionaís.
A passagem de susbtâncias atrabés das membranas celulares envolve vários mecanismos, entre os quais utilizamos como exemplos: O transporte passivo, O transporte ativo , Endocitose e Exocitose.
Transporte Passivo
Ocorre sempre a favor do gradiente, no sentido de igualar as concetrações nas duas faces da membrana e não envolve gasto de energia.
Osmose
A água se movimenta livremente através da membrana, sempre do local de menor concentração de soluto para o de mair concentração, no qual a pressão força a água e forçada a atravesssar a membrana é conhecida por pressão osmótica.
Transporte Passivo
Difusão
A difusão consite na passagem das moléculas do soluto, do local de mairo para o local de menor concentração, até estabelecer um equilíbrio. É um processo lento, execeto quando o gradiente de