Trabalho sobre a fotógrafa Ana Regina Nogueira
NOGUEIRA, Ana Regina.
Auto-retrato, 2003.
Introdução - Apresentação
A minha identificação com a fotógrafa se iniciou antes mesmo que eu visse seu trabalho. Começou em sua origem, já que, assim como eu, a artista nasceu em Belo Horizonte- MG. Além disso, é uma das poucas mulheres brasileiras conhecidas pelo seu trabalho com fotografias.
Ana Regina Nogueira, com seu 65 anos ainda não se aposentou e já trabalhou com diversos temas ao longo de sua vida profissional. Passando pelo fotojornalismo, pela fotografia casual e conceitual. Dessa forma, seu trabalho facilmente atinge emocionalmente pessoas de diversas idades, lugares, e níveis culturais.
Desenvolvimento – Biografia e Obra
- Biografia Ana Regina Nogueira nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais no dia 12 de dezembro de 1948. Desde muito cedo, estabeleceu fortes laços com o mundo visual. Já aos 14 anos, fez seu primeiro curso de arte com o crítico Frederico de Morais e começou a visitar laboratórios fotográficos, Estudou com o fotógrafo Gil Prates (seu futuro marido) a obra dos grandes fotógrafos.
Iniciou sua carreira em Paris, após deixar o curso de Psicologia na Universidade Paris VII, em 1972. No ano seguinte, com uma Nikkormat , viajou três meses pelos EUA e México, e elaborou seu primeiro portfólio. Em seguida, estabeleceu-se em São Paulo e, em 1995, partiu com seu segundo marido, o designer Paulo Crown, para o Rio de Janeiro, cidade que se tornou seu ponto de apoio profissional .
A trajetória de Ana Regina como fotógrafa é reconhecida no Brasil e no exterior. Ela possui forte presença no meio fotográfico brasileiro, marcada por documentários de cunho autoral, com temáticas como a classe média e alta brasileira, homossexualidade, religiões, medicina popular, pescadores e turistas.
NOGUEIRA, Ana Regina. Homossexuais - 3. Praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace, Rio de Janeiro, 1976
A artista entregou-se, com a mesma força de