Trabalho sobre a Engenharia
Cuida do desenvolvimento do projeto, seu acompanhamento e execução em uma empresa. O profissional dessa área também pode trabalhar na construção e manutenção de máquinas. O curso de engenharia mecânica possui diferentes ênfases tais como, termofluidodinâmica, materiais, engenharia nuclear e petróleo e gás. Esse curso visa à formação de um engenheiro científica e tecnologicamente habilitado nas mais modernas técnicas de sua área de especialização e capaz de se adequar rapidamente aos novos conhecimentos gerados, e às mudanças tecnológicas do mercado e da sociedade. O mercado de trabalho é considerado amplo, porém ainda possui concentração na ABC PAULISTA, que é o maior polo industrial do Brasil.
Engenharia de Produção
A necessidade de organizar e administrar complexos sistemas de produção industrial iniciou, a partir do século XIX, o desenvolvimento da Engenharia de Produção. Embora sua origem como área de engenharia tenha ocorrido na Engenharia Mecânica, foi observado na década de 70 que os conceitos e métodos próprios da Engenharia de Produção avançaram, tornando-se independentes de qualquer área tecnológica, sendo hoje aplicados a todas as engenharias. Compete à Engenharia de produção o projeto, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Ela é sem dúvida a menos tecnológica das engenharias na medida que é mais abrangente e genérica, englobando um conjunto maior de conhecimentos e habilidades. O aluno de engenharia de produção aprende matérias relacionadas a economia, meio ambiente, finanças, etc., além dos conhecimentos tecnológicos básicos da engenharia.
O engenheiro de produção é o único profissional do mercado que consegue enxergar os problemas de forma global, não fragmentada. Além disso, tudo o que se refere as atividades básicas de uma empresa tais como planejar as compras, planejar e programar a produção e planejar