Trabalho sobre a empresa União
A Companhia União dos Refinadores foi fundada no dia 4 de outubro de 1910, pelos irmãos e imigrantes italianos, Giuseppe e Nicola Puglisi Carbone, que convenceram os pequenos refinadores de São Paulo a se unirem e formar uma única empresa. O objetivo era tornar o comércio de açúcar mais lucrativo e garantir ao mercado produtos de qualidade. A idéia deu certo e, tempos depois, a União incorporou o segmento café, mudando sua razão social para Companhia União dos Refinadores – Açúcar e Café.
Em 1928 a companhia foi vendida para usineiros de Pernambuco e passou por reformulações no quadro administrativo. No ano seguinte, o empresário José Ferraz de Camargo assumiu o comando dos negócios e, em 1935, adquiriu o controle da companhia.
Consolidada como a mais importante marca de açúcar de São Paulo, a União passou a investir em infra-estrutura industrial e deu início ao seu processo de expansão. Comprou a Açucareira Santista S/A em 1939, implantou uma nova unidade refinadora em Limeira (SP), em 1953, e adquiriu o controle total da Refinaria Piedade (RJ), em 1962.
Em 1973, a União teve seu controle acionário adquirido pela Copersucar - Cooperativa de Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo, dobrando sua capacidade produtiva de açúcar no período de 1974 a 1987.
Em março de 2005, o Grupo NovAmérica adquire a marca União e passa a distribuir todos os produtos do portifólio, ampliando sua participação no mercado de varejo.
Em 1939, a União comprou a Açúcareira Santista S/A e lançou um novo produto no mercado, o açúcar de confeiteiro Glaçúcar. Em 1958, criou o Docelar União - a primeira cozinha experimental do país feita para testar receitas e ministrar cursos de culinária.
Em 1975, a União lançou novos produtos: o açúcar granulado Grançúcar e o açúcar cristal Cristalçúcar. O Doçúcar, também açúcar granulado, chegou ao mercado em 1985.
São quase 100 anos de liderança e tradição. Sua história