Trabalho sobre a 3 idade
O envelhecimento da população possui diversas causas, e as principais são as altas taxas de natalidade e de imigração durante o início e os meados do século XX, e os progressos da medicina e de estilos de vida mais saudáveis. Ao mesmo tempo, a tendência para famílias menores reduziu o tamanho relativo de faixas etárias mais jovens.
Em 2002, a ONU realizou em Madri a Assembléia Mundial das Nações Unidas sobre envelhecimento, onde o objetivo era determinar medidas para que o idoso seja visto positivamente e não como um encargo, o que resultou no plano internacional de ação para o envelhecimento. Na verdade os idosos não representam apenas problemas para a sociedade, de modo geral as pessoas estão vivendo mais e melhor, assim, os idosos podem contribuir em suas experiências assumindo papeis importantes no mercado de trabalho, pois muitos aposentados continuam em plena atividade.
A população mundial também está envelhecendo graças ao crescimento econômico, ao aumento no suprimento de alimentos, ao maior controle sobre doenças infeccionais e ao melhor acesso à água potável, a instalações sanitárias e à assistência à saúde. Mundialmente, prevê que a população aumentou mais do que o dobro até 2025(U.S Bureau of the Census, 1999c). Até então, haverá mais de 800 milhões de pessoas com mais de 65 anos no mundo, dois terços delas em países desenvolvidos.
Longevidade
Mundialmente a expectativa de vida aumentou 37% desde 1955, de 48 para 66 anos e projeta que irá chegar a 75% em 2025. Essa longevidade reflete num rápido declínio nas taxas de mortalidade. As mulheres têm a tendência a viver mais do que os homens, isto é decorrente de diversos fatores: sua maior tendência a se cuidar e a buscar assistência médica.
Os meninos sao mais propensos que as meninas a morrer nos primeiros anos de vida, meninos e jovens adolescentes apresentam maior probabilidade de morrer de HIV.
Os problemas de saúde de mulheres mais velhas tendem a se