Trabalho sobre Tocqueville
1. Sobre o Autor
Alexis-Charles-Henri Clérel de Tocqueville nasceu em 1805 na França, em uma família nobre, foi um historiador francês e um pensador político, em 1831 fez uma viagem aos Estados Unidos onde passou quase um ano observando o modo de vida americano o qual deu origem ao volume I de sua grande obra: “A Democracia na América”, publicada em 1835, no mesmo ano casou-se com uma plebeia inglesa e em 1840 publica o volume II de “A Democracia na América”. Morre em 1859 em consequências da Tuberculose.
2. Problema
O principal problema está relacionado às consequências que a igualdade traz em relação à liberdade, o ponto central do autor, segundo Quirino (2001, p.152): “o que fazer para que o desenvolvimento da igualdade irrefreável não seja inibidor da liberdade, podendo por isso vir a destruí-la?”.
Ao falar em igualdade, Tocqueville frisa na igualdade cultural e política, em que à medida que a igualdade avança as pessoas vão perdendo a sua liberdade, surgindo assim uma sociedade de massa ou um estado autoritário-despótico (QUIRINO, 2001, p.155).
3. Solução
A democracia envolve, também, o processo igualitário e é dividida em uma democracia liberal ou tirânica, no qual a democracia tirânica levaria a perda da liberdade, sendo esta a grande preocupação de Tocqueville e para evitar tal fato é necessário conhecer e apontar os desvios que o processo de igualização traz para isto é necessário o estudo da democracia unida a uma ação política constante em defesa da liberdade.
Os desvios da igualdade incidem na política, cultura, filosofia e ciências, podem ser caracterizados como sendo a cultura de massa, e principalmente o individualismo. O individuo que fica alheio aos assuntos públicos, não exercendo assim a sua cidadania contribui para a construção de um Estado despótico.
Tocqueville acreditava nas ações públicas que promovessem o desenvolvimento da descentralização administrativa e também na