Trabalho sobre Subestação
371 palavras
2 páginas
Subestação Uma subestação é uma instalação elétrica de alta potência, contendo equipamentos para transmissão e distribuição de energia elétrica, além de equipamentos de proteção e controle. Funciona como ponto de controle e transferência em um sistema de transmissão de energia elétrica, direcionando e controlando o fluxo energético, transformando os níveis de tensão e funcionando como pontos de entrega para consumidores industriais. Durante o percurso entre as usinas e as cidades, a eletricidade passa por diversas subestações, onde aparelhos chamados transformadores aumentam ou diminuem a sua tensão. Ao elevar a tensão elétrica no início da transmissão, os transformadores evitam a perda excessiva de energia ao longo do percurso. Ao rebaixarem a tensão elétrica perto dos centros urbanos, permitem a distribuição da energia por toda a cidade. Apesar de mais baixa, a tensão utilizada nas redes de distribuição ainda não está adequada para o consumo residencial imediato. Por isso, se faz necessária a instalação de transformadores menores, instalados nos postes das ruas, para reduzir ainda mais a tensão que vai para as residências, estabelecimentos comerciais e outros locais de consumo.
Classificação das Subestações
Quanto ao modo de instalação dos equipamentos em relação ao meio ambiente: Subestação Externa ou a Tempo – são subestações em que os equipamentos são instalados ao ar livre e estão sujeitos as intempéries atmosféricas, como por exemplo: chuva, poluição e vento. Subestação Abrigada ou abrigada - São aquelas no qual os equipamentos são instalados ao abrigo do tempo, sendo este abrigo uma edificação ou uma câmara subterrânea.
Quanto ao nível de tensão: Subestações de alta tensão (AT): é aquela que tem tensão nominal abaixo de 230 kV;Subestações de extra alta tensão (EAT): é aquela que tem tensão nominal acima de230 kV. É importante enfatizar que em subestações deste tipo são necessários estudos complementares considerando o Efeito