Trabalho Sobre Steel Framing
SISTEMA CONSTRUTIVO STEEL FRAMING
CURSO: Engenharia Civil
1.Introdução
Atualmente todos os envolvidos na construção civil, estão cada vez mais preocupados com o impacto do seu trabalho, na energia e no meio ambiente, especialmente porque certas mudanças na construção estão se tornando obrigatórias por códigos governamentais. Além disso, em muitos países, mudanças estão sendo promovidas através de orientações "Green Building", que significa “Construção Verde”.
A construção de habitações (edificações) é caracterizada por ter uma base produtiva tradicional de alvenaria e outros materiais de vedação mais utilizados ao longo dos anos. Este fato, associado à possível negligência dos profissionais na fase de construção, pode gerar diversos fatores relacionados à improdutividade e custos indesejados. Assim, uma solução viável, visando à melhoria da qualidade e produtividade, entre outros benefícios, é a utilização de um sistema construtivo industrializado como o Steel Framing. Este sistema construtivo, associado a um tipo específico de projeto, garante que os princípios da construção enxuta sejam adequadamente praticados, visando a racionalização da construção, como requisito da industrialização do subsetor de edificações da Construção Civil. Como o tema central é “Comportamento dos Materiais”, este trabalho trata de uma abordagem teórica, cujas etapas compreendem: revisão bibliográfica sobre o sistema construtivo, otimização e racionalização da utilização do material e a determinação da relação entre os dados que o tornam mais produtivo que outros sistemas construtivos para edificações habitacionais (como custo, rapidez, etc). (FREITAS, A. M. S.; CRASTO, R. C. M.2006).
Portanto, a ênfase em projetos de construção sustentável apresenta oportunidade para o crescimento do Steel Frame, como será descrito no decorrer do trabalho.
2. Steel Framing: aço 100% Reciclável Durante a última década 500 milhões de toneladas de aço foram