Trabalho sobre sistema de apoio à decisão
Departamento de Administração
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Professor: José Ricardo Leal Lozano
Acadêmicos: Marilande dos Santos Araújo Wilmar Resio
Goiânia, 09 de junho de 2012.
SISTEMA DE APOIO À DECISÃO (SAD)
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo explicar o que é um SAD e suas principais ferramentas, conceituando e definindo como um poderoso sistema auxiliador de decisões gerenciais que combina ferramentas, dados e modelos analíticos sofisticados ao usuário que pode dar apoio a tomada de decisão, principalmente, a semi-estruturada ou não estruturada.
Com o surgimento de novos conceitos nos processo administrativos, e o aumento da competitividade entre as empresas, informação e conhecimento se tornaram imprescindíveis para a sobrevivência no mundo globalizado.
Do desenvolvimento de um modelo geral de Sistemas de Informação através de atividades básicas como entrada, processamento, saída, feedback e controle, derivou vários outros Sistemas de Informações (SIG, ERP, CRM, SAD, etc.) que servem como instrumentos de auxílio na gestão das empresas
Os Sistemas de Apoio à Decisão (ou SAD’s) foram desenvolvidos no início da década de 70 com o intuito de servir de adjuntos às pessoas que realizam decisões importantes nas áreas de planejamento estratégico, planejamento tático e controle operacional, de maneira a expandir as suas capacidades, mas sem substituir as suas decisões.
O Sistema de Apoio à Decisão divide-se, basicamente, em dois subsistemas, os que se baseiam em dados ou em modelos. Os SAD’s são destinados para grandes empresas, utilizando bancos de dados específicos, como também, para pequenos tomadores de decisões, utilizando o Microsoft Excel em PC Desktop. Existem várias ferramentas do SAD e entre as principais temos: Data Warehouse, OLAP e Data Mining.
Palavras chave: Sistemas de Apoio à Decisão (SAD’s), decisões estruturadas, semi ou não estruturadas,