Trabalho sobre Senhora e Iracema
A prosa romântica nasceu no Brasil em 1844, com o primeiro romance do país “A moreninha” de Joaquim Manuel, publicado em folhetim e seguia o tipo das publicações européias.
Joaquim, formado em medicina, mas preferiu seguir a profissão de jornalista. Foi o primeiro escritor romântico do Brasil, teve grande popularidade, porém, após sua morte ficou esquecido voltando ser reconhecido novamente muito tempo depois. Sua obra “A moreninha” tem como tema principal a fidelidade ao amor de infância. Narrado em terceira pessoa (onisciente – Augusto), passa-se no Rio de Janeiro e Paquetá, em meados do século XlX.
O romance tem cinco tipos. Romance social, uma narrativa que explora situações de determinada sociedade, no romantismo a classe em foco é a burguesia. Romance indianista, construído usando personagens e a vida do indígena. Romance regionalista trata temas de uma região interiorana. Romance histórico registra fatos históricos ou determinada época. Romance autobiográfico retrata a vida de seu autor.
Além de Joaquim Manuel houve também José de Alencar e Bernardo Guimarães, outros dois grandes representantes. Alencar nasceu no Ceará, mudou-se para o Rio de Janeiro e foi formado em direito, também exerceu o jornalismo. Considerado o mais importante romancista, explorou o teatro, a critica literária e a poesia. Como escritor, envolveu-se em varias polemicas. Morreu aos 48 anos com tuberculose.
As obras de José se classificavam em três gêneros, por isso ‘Os três “Alencares”’. Ação heróica, pautada em um herói. Exemplo: O Guarani, Ubiraja. Ação sentimental, pautada em emoção ou sentimento. Exemplo: Iracema, Cinco Minutos. Ação reduzida, pautada em diálogos e reflexões. Exemplo: Senhores, Lucíola.
Os romances sociais de José mostra a sociedade carioca e seus costumes. A critica diminui na medida em que os sentimentos entram. Romances sociais de