Trabalho sobre Sais
Em química, um sal é um composto que em água se dissocia num cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH . Eles são tipicamente o produto de uma reação química entre:
Uma base e um ácido: forma-se um sal e água. Por exemplo:
2NaOH + H2SO4 → Na2SO4 + 2H2O
Um metal e um ácido: forma-se um sal e hidrogênio. Por exemplo:
Mg + H2SO4 → MgSO4 + H2
Um óxido ácido e um óxido básico: forma-se um sal. Por exemplo:
CO2 + CaO → CaCO3
FORMULAÇÃO
A fórmula empírica de um sal é determinada pelo número de íons, e sua cargas positivas e negativas. A fórmula empírica é uma expressão que representa a proporção mais simples na que estão presentes os átomos que formam um composto químico. Pode coincidir ou não com a fórmula molecular, que indica o número de átomos presentes na molécula. A fórmula química de um sal é sempre representada usando em primeiro lugar o ânion e depois o cátion. A fórmula química é uma representação de um composto químico.
NOMENCLATURA
Um sal é designado juntando o nome do ânion e o nome do cátion que o constituem, por esta ordem. O ânion toma um nome de acordo com a terminação do nome do ácido que lhes dá origem. O nome de um sal normal deriva dos nomes do ácido e da base que lhes dão origem. Para um sal ser nomeado, é suficiente alterar a terminação do nome do ácido correspondente conforme tabela:
Terminação do ácido Terminação do ânion Exemplo de ânion
Exemplo de sal
-ídrico
-eto
Ácido clorídrico(HCl)→cloreto(Cl)
cloreto de sódio(NaCl)
-ico
-ato
Ácido fosfórico(H3PO4)→fosfato(PO4)
fosfato de magnésio(Mg3(PO4)2) -oso
-ito
Ácido sulfuroso(H2SO3)→sulfito(SO3)
sulfito de potássio
TIPOS DE SAIS
A neutralização dos ácidos pelas bases pode ser total ou parcial, dando origem a sais ácidos, básicos, neutros, mistos ou hidratados. Sal ácido
(hidrogeno-sal) é formado por dois cátions e somente um ânion; o básico (hidróxi-sal) apresenta dois ânions e um