Trabalho sobre RNA, DNA e ácidos nucleicos
I) Defina ácidos nucleicos;
Ácidos nucleicos são polímeros de nucleotídeos que se diferenciam em DNA e RNA. Nucleotídeos (esquema representado abaixo) contém resíduos de uma molécula de pentose, uma de base nitrogenada que pode ser tanto púrica (adenina e guanina) quanto pirimídica (timina, citosina e uracila) e uma de fosfato (componente este ausente em nucleosídeos).
1
II) Descreva a constituição do DNA e do RNA;
O DNA, também chamado de ácido desoxirribonucleico, além de possuir ácido fosfórico, tem como pentose a desoxirribose, cadeia que contém um oxigênio a menos do que a ribose. Tanto o fosfato quanto a pentose, por serem hidrofílicas, estão dispostos na parte externa da molécula. Suas bases nitrogenadas características são a adenina, citosina, guanina e timina e estão localizadas na parte hidrofóbica da molécula.
Já o ácido ribonucleico (RNA), encontrado em maior quantidade no citoplasma do que no núcleo, é formado pela pentose ribose, por ácido fosfórico e também contém a adenina, a citosina e a guanina como bases nitrogenadas, mas apresenta a uracila em substituição à timina.
III) Explique e esquematize a estrutura do DNA e RNA;
O DNA, de estrutura muito grande, possui como estrutura uma cadeia chamada de dupla hélice, em que duas cadeias de nucleotídeos (polinucleotídicas) estão dispostas em hélice envolvendo um eixo imaginário. Por tenderem a seguir sentidos diferentes, são portanto chamadas de antiparalelas. Essas duas cadeias são unidas por suas bases nitrogenadas correspondentes através de ligações de hidrogênio, ligação intermolecular esta que dá à dupla hélice sua estabilidade.
O RNA, por sua vez, compõe-se de apenas uma cadeia de nucleotídeos e se divide estrutural e funcionalmente em RNA de transferência ( em forma de “folha de trevo”) , RNA mensageiro (um filamento único e simples) e em RNA ribossômico ( constituído por ribossomos que podem ir de 70 à 80S). Essas diferentes estruturas de RNA também