Trabalho sobre retificação Usinagem
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Engenharia de Produção 6ª Serie A
Nome: Lorne Lima
RA: 3770742741
RETIFICAÇÃO
É um processo de usinagem por abrasão, destinado à obtenção de superfícies com auxílio de ferramenta abrasiva de revolução (Rebolo) “ferramenta de geometria não definida utilizada na indústria, remove material da peça pela ação conjunta de grãos abrasivos ativos”. É utilizada para reduzir rugosidades ou saliências de superfícies usinadas em outras máquinas-ferramentas, dando exatidão dimensional à superfície da peça, corrigindo peças que tenham sido deformadas em um tratamento térmico e removendo camadas finas de material endurecido por têmpera, cementação etc.
A retífica tem como principais vantagens, trabalhar com tolerâncias apertadas e acabamento superficial de alta qualidade. Suas principais desvantagens são a baixa velocidade quando comparado a outros processos de fabricação, sujeito a danos graves na peça quando não executada corretamente e chamados de tensões e trincas de retífica.
TIPO DE RETIFICADORAS
As máquinas que executam a retificação são chamadas de “retificadoras”, e podem ser classificadas em três tipos:
RETIFICADORA PLANA
Onde retifica todos os tipos de superfície plana, paralelas, perpendiculares ou inclinadas, podem ter seu eixo horizontal ou topo e também vertical, o disco abrasivo é fixado no eixo e move-se para ambos os lados e para trás e frente.
RETIFICADORA UNIVERSAL
Onde retifica superfícies cilíndricas externas ou internas e em certos casos superfícies planas em eixos rebaixados.
RETIFICADORA SEM CENTROS (CENTERLESS)
Onde retifica peças com superfícies cilíndricas externas, utilizada para produção em série. A peça não é fixada nesse tipo de usinagem, portanto, é realizado um movimento induzido pelo rebolo e pelo disco de arraste, sendo responsável pela rotação da peça e transporte.
REBOLO
É a ferramenta de corte na operação de retificação, possui superfície abrasiva, pois, é