Trabalho sobre RAID
Redundant Array of Inexpensive Disk
Aluno: Samuel Marques
História
O que é ? RAID é a sigla de “redundant array of indepedent disks” que quer dizer : “Conjunto
Redundantes de Discos Independentes”, é um mecanismo padronizado que se comportam como um único disco, maior, mais rápido e/ou mais confiável do que suas peças individuais.
Quem Inventou ? O RAID foi proposto em 1988 por David A. Patterson, Garth A. Gibson e Randy H. Katz na publicação "Um Caso para Conjuntos de Discos Redundantes Econômicos (RAID)".
Publicado na Conferência SIGMOD de 1988: pp. 109–16.
RAID via Software e via Hardware
RAID Hardware
A maior vantagem é o alto desempenho caso seja usado o hardware mais recente do RAID com uma rápida CPU, isso irá forncer o melhor desempenho total, mas o preço não vai sair em conta. Isso acontece porque a maioria das controladoras RAID vem com processadores especializados na placa e memória cache, que pode eliminar uma quantidade de processamento considerável da CPU. Um hardware de RAID antigo pode atuar como um desacelerador, quando usado com uma CPU mais nova.
RAID Software
RAID por software, por ter sua natureza no software, tende a ser muito mais flexível que uma solução por hardware. O lado negativo é que ele em geral requer mais ciclos e capacidade de CPU para funcionar bem, quando comparado a um sistema de hardware.
Qual a melhor ?
Comparando as duas soluções, o RAID via hardware é transparente para o sistema operacional, e isto tende a simplificar o gerenciamento. Via software, há de longe mais opções e escolhas de configurações, fazendo com que o assunto se torne mais complexo.
Vantagens e Desvantagens - RAID 0, 1 e 5
Existem diferentes maneiras de