Trabalho sobre Queda Livre
Resumo: No presente trabalho, foi feita uma experiência sobre Movimento vertical no vácuo, na qual foram utilizados instrumentos de medição precisos, como sensores e cronômetros, para a determinação do valor da aceleração da gravidade. O experimento foi baseado no tempo de queda de uma esfera a partir de uma determinada altura, como será descrito posteriormente. Foram utilizados diversos princípios científicos relacionados aos estudos de Galileu Galilei, Evangelista Torricelli e Isaac Newton.
Palavras-chave: Cronômetro, altura, gravidade, sensor.
1. INTRODUÇÃO
A queda livre pode ser definida como uma particularidade do movimento uniformemente variado, em que o movimento resulta da ação da aceleração da gravidade. Seu estudo teve início por volta de 300 a.C. através do filósofo grego Aristóteles. Ele afirmou que se duas pedras fossem lançadas de uma mesma altura, a que possuísse maior massa atingiria o solo primeiro, conceito que permaneceu durante várias gerações.
No século XVII, Galileu Galilei, um famoso físico, matemático e astrônomo resolveu testar essa idéia. Através do método experimental no qual abandonou ao mesmo tempo duas esferas de mesma massa do alto da Torre de Pisa, ele contestou o estudo de Aristóteles, provando que os dois corpos chegavam ao solo ao mesmo tempo, independentemente de seu peso.
Um fator de extrema importância na queda livre é a aceleração da gravidade, definida por Isaac Newton através da Lei da Gravitação Universal, na qual:
"Cada partícula de matéria atrai a outra partícula com uma força, que é diretamente proporcional ao produto das suas massas e, inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas".
Conforme destacado por HALLIDAY, a aceleração da gravidade nas proximidades da superfície da Terra é de aproximadamente 9,81m/s². No presente trabalho, o objetivo foi definir este valor, através de um experimento que será descrito a seguir.