trabalho sobre Produção setor calçadista
O setor de corte de uma empresa calçadista, consiste em usar a materia prima, que pode ser o couro ou outro material sintético. O material já vem dobrado do almoxarifado da empresa, o cortador apenas usará a medida adequada para o seu talão a ser produzido. Esses materiais serão expostos sobre o balancim (máquina usada para corte) e cortadas com uma espécie de navalha com o molde da peça a ser cortada. Os balancins manuais ou hidráulicos foram muito usados e ainda são, porém com o avanço da tecnologia foi criado um novo sistema para corte na produção. Criaram as chamadas máquinas programadas que tem a mesma finalidade, porém com muito mais aproveitamento do material. As peças são introduzidas em um sistema robotizado por meio de programas de computadores e enviadas para as máquinas na produção, já de maneira milimetricamente encaixadas e assim serão cortadas, um sistema eletrônico para o corte robotizado. Ocorrendo menos desperdicio e maior produtividade.
Riscos Ergonômicos: Movimentos repetitivos e o tempo todo o funcionário realiza suas atividades em pé.
Riscos físicos: O funcionário pode cortar as mãos com o estilete usado para auxílio, cortar os dedos nas navalhas pesadas e machucar os pés deixando-as cair sobre eles.
PCP:
É a parte da fábrica que fica responsável pela programação do sapato fabricado dentro da empresa. É de lá que sai os talões para a produção, (folhas com o número e quantidade exata de material e as peças a serem usadas em cada setor, de acordo com o pedido do cliente).
Por exemplo: A empresa Renner pede que a fábrica produza 1400 pares do modelo Sandália Anabela 646.
O setor de programação avaliará e faz o pedido de acordo com os materiais usados nessa sandália, que serão enviados para o almoxarifado da empresa. Logo em seguida vai ser calculada a quantidade de tiras, enfeites, salto, o tipo de salto, etc que é usado nessa referência para fabricar a sandália de acordo com o pedido.
ALMOXARIFADO
Setor