Trabalho sobre plc
CONCEITO E INTRODUÇÃO:
PLC (do inglês Power Line Communication, aproximadamente "comunicações através de linha de força") é a tecnologia que utiliza uma das redes mais utilizadas em todo o mundo: a rede de energia elétrica. A ideia desta tecnologia não é nova. Ela consiste em transmitir dados e voz em banda larga pela rede de energia elétrica. Como utiliza uma infraestrutura já disponível, não necessita de obras numa edificação para ser implantada.
A PLC trabalha na camada dois do modelo ISO/OSI, ou seja, na camada de enlace. Sendo assim, pode ser agregada a uma rede TCP/IP (camada três) já existente, além de poder trabalhar em conjunto com outras tecnologias de camada dois.
HISTÓRIA DA TECNOLOGIA PLC:
Sistemas de Powerline Carrier, chamados também de OPLAT (Ondas Portadoras em Linhas de Alta Tensão), têm sido utilizados pelas empresas de energia elétrica desde a década de 1920. Estes sistemas foram e ainda são utilizados para telemetria, controle remoto e comunicações de voz. Os equipamentos são muito robustos e normalmente tem uma vida útil superior a trinta anos. Só recentemente, com o avanço de instalação de fibras ópticas e redução de preço dos sistemas de telecomunicações, diversas empresas de energia elétrica decidiram abandonar o Carrier. Como resposta, os fabricantes estão deixando de produzir estes equipamentos por falta de procura.
Algumas, poucas, aplicações de banda estreita em residências e sistemas de segurança e automação predial utilizam ainda sistemas de Powerline Carrier de banda estreita, baixa velocidade e com modulação analógica.
FUNCIONAMENTO:
Existem dois tipos de PLC: - A primeira é a interior (indoor), onde a transmissão é conduzida usando a rede elétrica interna de um apartamento ou de um prédio;
- A segunda é o exterior (outdoor), onde a transmissão é conduzida usando a rede pública exterior de energia elétrica.
O princípio básico de funcionamento das redes PLC é que, como a frequência dos sinais de conexão é na casa dos