Trabalho sobre plantas
Escola Secundária de Gago Coutinho 2012 /13
CPTIE ⦁ 3 IE3
L.Valada
Dínamo de Corrente Continua
Definições
O dínamo é uma máquina que, por indução eletromagnética, transforma a energia mecânica em energia elétrica. É constituído por um indutor que produz o necessário campo magnético e por um induzido onde se desenvolve a f.e.m. desejada. A variação do fluxo através do induzido pode obter-se através do movimento do induzido ou do indutor.
O indutor de um dínamo é um electroíman. Quando o indutor é um íman a máquina toma o nome especial de magneto.
As máquinas que se empregam industrialmente são os dínamos pois os eletroímanes indutores oferecem consideráveis vantagens sobre os ímanes. Os magnetos reservam-se para certos casos especiais de pequena potência.
Os dínamos podem ser destinados `produção de corrente contínua ou corrente alternada dando origem à sua classificação de:
- Dínamo de Corrente continua;
- Dínamo de corrente alternada ou alternador.
Porém a palavra dínamo está já consagrada para a máquina que produz corrente contínua. Quando a máquina produz corrente alternada chama-se alternador.
Os dínamos, os alternadores e os magnetos, visto que transformam energia mecânica em energia elétrica são designados de geradores mecânicos de energia elétrica. Como a f.e.m. induzida se obtém por movimento, é indiferente ser o induzido ou o indutor a parte móvel. No entanto, nas máquinas de corrente contínua é comum o indutor ser fixo e o induzido ser móvel.
Descrição geral do dínamo
Um dínamo é constituído pelas seguintes partes principais:
A ) Indutor – Constituído por eletroímanes que produzem o necessário Campo magnético. Os electroímanes consistem em bobinas indutoras e núcleos formando os polos. Os núcleos são geralmente de aço