Trabalho sobre Placa Mãe
IFMT
Telecomunicações (6831-3V)
Rodrigo de Araújo Silva
TRABALHO DE MANUTENÇÃO
PLACA-MÃE:
– GABRIEL TORRES
– COMPONENTES BÁSICOS
– IMPORTÂNCIA
– TIPOS
Cuiabá, 17 de dezembro de 2013.
Gabriel Torres:
É criador do principal fórum sobre tecnologia do Brasil, chamado Clube do Hardware, criado em 1996. Também é criador do Hardware Secrets. Com seus 39 anos, é autor de 23 livros sobre periféricos de computadores, redes e eletrônica, muitos considerados “best sellers”. Além disso, ele também é jornalista, professor e empresário. Atualmente ele mora nos Estados Unidos.
Componentes básicos:
Os componentes são distribuídos de acordo com o fabricante, sendo que cada um tem uma distribuição e organização específica. Os principais componentes são iguais em todas elas.
Soquete:
O soquete é um componente importante, é onde é encaixado o processador. Ele é variado em tamanho e número de pinos, no qual define a geração de processadores que ele suporta. Os principais modelos de soquete usados hoje são: o soquete 775 da Intel, que suporta os modelos Core 2 Duo, Pentium 4, Pentium D e Celeron D, e o soquete AM2/AM2+ da AMD, que é o soquete utilizados pelos processadores Phenom, Athlon 64 e Sempron.
Chipset:
O chipset é o componente que controla os barramentos e o acesso as memórias, ou seja, ele quem realiza a comunicação entre o processador e outros componentes do computador. Geralmente ele é divido em duas partes: a Ponte Norte (North Bridge) – que controla a memória, barramento de vídeo (slot AGP ou slot PCI-Express), e transfere dados com a Ponte Norte – e a Ponte Sul (South Bridge) – que controla componentes, periféricos, tais como HDs, portas USB, barramentos PCI, dispositivos de som e rede. O chipset também funciona como um delimitador das capacidades da placa mãe: defini qual a quantidade e tipo de memória suportada, quantos e quais tipos de HDs serão suportados e a velocidade