Trabalho Sobre Os Dialetos
A língua é um sistema linguístico duma determinada comunidade para a comunicaçao entre os seus membros, sendo uma das formas de apreensão e de comunicação (como forma de representar o que se pensa, o que se sente, o que se quer, o que se faz…). Os membros dessa comunidade conhecem as regras e os elementos tornando possivel a criação de mensagens entre membros. Quanto a língua pode se fazer referencia ao idioma, que é um sistema de comunicaçao verbal ou gestual proprio de uma comunidade humana. Embora as línguas naturais usem símbolos sonoros, também podem usar sinais, ou seja é um “sistema de comunicação verbal que se desenvolve espontaneamente no interior duma comunidade”.
O dialeto é um formato de uma língua num determinado domínio. Por norma o dialeto está ligado ao quotidiano, isto é, às diferentes funções do dia-a-dia. Trata-se de um conjunto de pormenores de um falar distinto, que está integrado, apesar da semelhança que tem com os outros. O dialeto passa a ser língua, quando adquire independência total, ou seja, é cada uma das subdivisões que se podem aplicar a uma determinada língua, tomando por norma a região geográfica a que pertencem os falantes.
Falar regional são as maneiras próprias que as comunidades de determinadas regiões dum país usam para comunicarem entre si, utilizando a língua nacional mas introduzindo-lhe, com alguma regularidade, certas palavras, expressões e formas de pronunciar (sotaque).
Caracterizar As Variedades Dialectais Portuguesas
A fronteira entre os dialectos portugueses setentrionais e centro-meridionais atravessa Portugal de noroeste a sudeste, merecendo especial atenção a algumas regiões do país que apresentam características fonéticas próprias:
- Região setentrional que abrange parte do Minho e do Douro Litoral;
-Uma extensa área da Beira-Baixa e do Alto-Alentejo (principal centro-meridional);
- E o ocidente do algarve (também centro-meridional).
Os quatro maiores